Os nossos livros

Memorial do Convento, José Saramago, Prémio Nobel de Literatura


Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez, Prémio Nobel de Literatura
..."Mas no fundo não podia conceber que o rapaz que fora levado pelos ciganos fosse o mesmo alarve que agora comia meio leitão ao almoço e cujos gases faziam murchar as flores. Com o resto da família passava-se algo semelhante. Amaranta não conseguia disfarçar a repugnância que lhe davam aqueles arrotos bestiais à mesa".

..."Pilar Ternera morreu na cadeira de baloiço de cipó, numa noite de festa, a vigiar a entrada do seu paraíso. De acordo com a sua última vontade, enterraram-na sem caixão, sentada na cadeira de baloiço, que foi descida com cordas por oito homens, num buraco enorme cavado no meio da pista de dança. As mulatas, vestidas de preto, pálidas de pranto, improvisavam ofícios de trevas enquanto se tiravam as argolas, os alfinetes e os anéis e os iam deitando na fossa antes de a selarem com uma lápide sem nome nem datas e lhe colocarem um promontório de camélias amazónicas."

O Amor em Tempo de Cólera, Gabriel Garcia Marquez


O Equador, Miguel Sousa Tavares


O Diário da Nossa Paixão, Nicolas Sparks
"O seu rosto cora com a minha resposta. Os seus olhos humedecem e ficam vermelhos, as lágrimas começam a cair. O meu coração dói por ela e desejo pela centásima vez que houvesso qualquer coisa que eu pudesse fazer. Ela diz:
- Desculpa. Não compreendo nada do que me está a acontecer agora. Até tu. Quando te escuto a falar, sinto que devia conhecer-te, mas não conheço. Nem sequer sei o meu nome.
Limpa az lágrimas e diz:
-Ajuda-me, Duke, ajuda-me a lembrar-me de quem sou. Ou pelo menos quem era. Sinto-me tão perdida.
Respondo do coração, mas minto-lhe quanto ao nome dela. Tal como menti acerca do meu. Há um motivo para isso.
- Tu és Hannah, uma amante da vida, uma força para aqueles que partilham da tua amizade. És um sonho, uma criadora de felicidade, uma artista que tocou milhares de almas. Viveste uma vida cheia e nunca nada te faltou porque as tuas necessidades são espírituais e só tens que olhar para dentro de ti. És bondosa e leal e és capaz de ver a beleza onde os outros não vêem. És uma professora de maravilhosas lições, uma sonhadora de coisas melhores."